O sucesso das empresas no mercado ocorre por uma série de fatores, certo? Entretanto, precisamos considerar que esses fatores evoluem ao longo do tempo. E, atualmente, a automação comercial é um dos pontos essenciais para os negócios que buscam crescer.

Saber como usar a tecnologia existente é fundamental para otimizar as operações internas e maximizar o retorno financeiro obtido. Afinal, são muitas as vantagens da automação comercial para uma empresa.

Quer entender melhor quais são os principais benefícios de usar um sistema de automação comercial? Confira logo a seguir!

O que você precisa saber sobre a automação comercial?

Uma solução de automação comercial é um sistema que integra os processos fundamentais necessários para administrar uma empresa – como manufatura, recursos humanos, finanças e cadeia de suprimentos, em um único sistema. Esses sistemas oferecem eficiência, análise e visibilidade em todos os aspectos do negócio, facilitando o fluxo de informações em tempo real em todos os departamentos. Isso permite que as empresas gerenciem o desempenho e tomem decisões informadas e oportunas.

Atualmente, as pequenas empresas precisam ser mais rápidas e inteligentes do que a concorrência, o que é uma razão suficiente para implementar soluções de automação comercial.

Além disso, existem outros cenários que exigem que as pequenas empresas implementem soluções de automação comercial para melhorar a prestação de serviços. Exemplos de tais cenários são quando o negócio: confia em suposições na previsão de vendas; luta para monitorar pedidos e confia fortemente em planilhas; tem problemas para determinar o status do estoque do armazém e assim por diante.

Uma solução de automação comercial possui um banco de dados centralizado, que garante que todos os departamentos tenham acesso a informações precisas sobre o negócio. Ele também automatiza os processos centrais do negócio, ajudando os proprietários a agilizar a geração de relatórios, conformidade regulatória e gerenciamento de riscos.

Na prática, você pode registrar todos os dados do sistema, auxiliando na gestão do negócio em termos de gestão de clientes, compras, contabilidade e gestão da cadeia de suprimentos. Com uma plataforma integrada, a empresa pode melhorar a visibilidade e o fluxo de caixa enquanto reduz os custos de estoque. A automação de processos manuais permite que a equipe tenha tempo para se concentrar no desenvolvimento de negócios e vendas, em vez de nas tarefas administrativas.

No entanto, cada pequena empresa exige um sistema de automação comercial compatível com suas necessidades comerciais, base de clientes e perfis competitivos exclusivos. Portanto, as empresas precisam investir na solução mais eficaz – que corresponda às suas necessidades, gerenciável e que se adapte ao tipo de setor.

  • 1- Poder para tomar decisões baseadas em fatos

    Os sistemas de automação comercial contribuem para a disponibilidade de dados consistentes, melhorando a qualidade e a velocidade da tomada de decisões. A equipe de gerenciamento pode identificar rapidamente quaisquer desafios potenciais de produção que podem afetar os níveis de produtividade ou os tempos de entrega.

    Os controladores financeiros podem avaliar rapidamente os pedidos e os níveis de estoque e monitorar os orçamentos para impulsionar o planejamento financeiro. A administração pode tomar decisões eficazes sobre a alocação de recursos e investimentos, bem como respostas rápidas às oportunidades de negócios.

  • 2- Responsabilidade e transparência

    Em vez de cada departamento ter um banco de dados independente, um sistema de automação comercial fornece um banco de dados centralizado onde todas as informações importantes de todos os departamentos podem ser compartilhadas e acessadas por todos. Além de ajudar a reduzir erros e aumentar a precisão e o acesso aos dados, isso também promove a responsabilidade e permite que as informações fluam de forma transparente por toda a organização.

  • 3- Produtividade aumentada

    Com um sistema de automação comercial, os departamentos de produção podem gerenciar com eficácia os níveis de estoque, dependendo do número de pedidos e cronogramas de entrega. Ao simplificar os processos de negócios, os funcionários podem concentrar seus esforços em tarefas mais exigentes, o que significa que mais trabalho será realizado – gerando um aumento na produtividade.

  • 4- Maior eficiência nos processos de negócios

    As soluções digitais auxiliam na automação de tarefas tediosas e rotineiras, o que melhora a eficiência dos processos de negócios. Isso significa que haverá maior clareza nas tarefas, o que ajudará a reduzir ou eliminar as ineficiências e erros dos funcionários.

  • 5- Vantagem competitiva crítica

    As empresas podem obter uma vantagem competitiva ao adotar novas tecnologias. E a automação comercial é uma daquelas tecnologias que uma pequena empresa pode implementar para aumentar as chances de sucesso em um mercado altamente competitivo.

    Isso porque uma solução digital pode ajudar as empresas a: otimizar todos os recursos disponíveis do negócio em linha com estratégias competitivas; proporcionar agilidade na diferenciação de produtos e serviços; reduzir o tempo de entrega; promover o atendimento ao cliente e a retenção de clientes; e muito mais!

  • 6- Monitoramento do desempenho da empresa

    O software de automação comercial atualiza as informações em tempo real. Portanto, é fácil para os gestores verificar o desempenho de diferentes áreas do processo de negócios e identificar aquelas que apresentam baixo desempenho. Assim que um problema for detectado, medidas podem ser tomadas para lidar com ele, a fim de melhorar o desempenho geral do negócio.

  • 7- Informação centralizada

    Vários silos de informação levam à desorganização das informações. O sistema de automação comercial garante que todas as informações de diferentes departamentos e processos sejam integradas em um único banco de dados.
    Isso possibilita reunir dados de diversos departamentos, incluindo contabilidade, vendas, estoque e distribuição, em um único banco de dados. Com isso, você reduz pesadelos logísticos ao acessar dados e economiza muito tempo na recuperação e utilização dos dados.

  • 8-Redução da carga de trabalho dos funcionários

    A automação comercial também reduz a carga de trabalho dos funcionários, eliminando a necessidade de registrar informações em várias plataformas – o que deixa os funcionários confortáveis e felizes. Quando os funcionários estão felizes, eles ficam mais dispostos a se esforçarem mais para o sucesso do negócio.

  • 9- ROI de marketing aprimorado

    Muitas ferramentas estão disponíveis para ajudar a ajustar o marketing e as vendas. O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode rastrear interações e analisar dados sobre o histórico do cliente com a empresa. Isso ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente e, em última análise, as vendas.

    Outros programas ajudam com marketing por e-mail, compra de anúncios e segmentação de público. Além disso, um software de comércio eletrônico pode fazer sugestões de compra adequadas ao cliente, o que também melhora a satisfação do cliente e as vendas da sua empresa.

  • 10- Relações com o cliente aprimoradas

    Uma pequena empresa sem a infraestrutura para lidar com tarefas relacionadas ao cliente pode levar a um influxo de pedidos pendentes, solicitações e assim por diante, o que pode levar à perda de clientes existentes e potenciais.

    No entanto, a implementação de um sistema de automação comercial pode tornar mais fácil responder a dúvidas ou reclamações dos clientes, tornando as informações prontamente disponíveis. Isso ajudará no tratamento eficiente dos pedidos e solicitações dos clientes, o que certamente melhorará o relacionamento com os clientes.

    Além disso, os sistemas digitais permitem monitorar o comportamento do cliente e determinar suas necessidades recorrentes e áreas que precisam de melhorias para um melhor atendimento ao cliente.

  • 11- Redução de custos operacionais

    Um sistema de automação comercial oferece uma oportunidade de acessar dados em tempo real e reais sobre as operações diárias, ajudando a empresa a otimizar os processos e estratégias de negócios, ao mesmo tempo que visa reduzir os custos administrativos e operacionais.

    O uso da tecnologia garante que sua empresa aumente drasticamente a probabilidade de entregar a remessa no prazo. Ela também elimina custos provenientes de planilhas em que os dados foram inseridos erroneamente, bem como de erros causados por atraso ou desinformação.

  • 12- Gerenciamento aprimorado

    O sistema de automação comercial oferece aos gerentes uma visão geral do negócio em um só lugar, permitindo que planejem e tomem decisões. Quando todos os processos em todos os departamentos de negócios estão integrados e otimizados, os gerentes podem se concentrar no planejamento de tarefas, no controle de gastos e na procura de oportunidades para expandir os negócios. Com o sistema, é fácil para a administração monitorar o desempenho dos diferentes departamentos e tomar as decisões adequadas.

  • 13- Melhoria da comunicação

    A falha na comunicação pode comprometer a tomada de decisões e até mesmo levar a erros que podem trazer enormes prejuízos para o negócio. É fácil manter uma comunicação eficaz quando os funcionários estão em uma única localidade; no entanto, isso se torna difícil à medida que a empresa cresce e mais funcionários são contratados.

    Quando as informações não fluem perfeitamente entre os departamentos, informações importantes podem ser perdidas ou ignoradas, levando a perdas. O software de automação garante um fluxo uniforme de dados em todos os departamentos e, ao mesmo tempo, mantém todos informados sobre as atividades de negócios.

  • 14-Promoção da colaboração entre departamentos

    O software de automação comercial oferece a vários departamentos de uma pequena empresa a oportunidade de acessar informações importantes semelhantes ao mesmo tempo. Isso garante que cada departamento tenha acesso às informações corretas e relevantes, aumentando a colaboração entre os departamentos e reduzindo os atrasos causados pela logística entre departamentos.

  • 15-Transformação de negócios

    A implantação de um sistema digital pode auxiliar na transformação do negócio, com desafios de crescimento por meio da agilização de processos como planejamento da produção e processamento de pedidos e redução da duplicação de tarefas. Essa tecnologia equipa os funcionários com fortes ferramentas de negócios, permitindo-lhes contribuir mais para os negócios.